Make your own free website on Tripod.com

Ramificações da Wicca

 

Existem várias tradições Wicca, leia com muita atenção, analise, pense, e veja se você se encaixa em alguma tradição... Wicca não é apenas Wicca...

1- GARDNERIAN WICCA

Gerald B. Gardner é o avô de pelo menos quase todos os Neo-Wicca. Foi iniciado por um Coven de Bruxas numa região da Inglaterra em 1939, por uma Alta Sacerdotisa de Nome "Old Dorothy" Clutterbuck.

Em 1949, ele escreveu um romance chamado "High Magic's Aid" - ( Auxílio de Alta Magia), que tratava de assuntos de Bruxaria Medieval, na qual boa parte da magia era usada por aquele Coven. Em 1951, a última Lei contra a prática da Bruxaria foi anulada (primeiramente por causa das pressões dos Espíritas) e Gardner escreveu "Witchcraft Today" ( Bruxaria Atual), que fala muito dos rituais e tradições daquele Coven.

Gardnerismo é tanto uma tradição como uma família, e a linhagem é uma árvore genealógica. A Alta Sacerdotisa comanda o Coven, e os princípios de amor e confiança presidem. O Book of Shadows é seguido mais que em qualquer outra tradição Wiccaniana, mas as pessoas ficam livres por fazerem adaptações, desde que preservem a forma original.

Os membros trabalham nus, e são chamados de "esnobes da arte", já que foram os primeiros na tradição da Arte nos Estados Unidos, e são responsáveis pelo renascimento da Arte. Porém, são pessoas normais, que também fazem piadas, se divertem e fazem ótimas festas.

Cada Coven que segue a tradição gardneriana é autônomo, e guiado pela Alta Sacerdotisa. Ela pode pedir ajuda à sua Rainha ( A Sacerdotisa que a treinou ) para aconselhá-la a qualquer hora . Isso mantém a linhagem e cria um rio de líderes e professores experientes e sábios.

A reencarnação e o Conselho da Wicca - ( Sem prejudicar ninguém, realize suas vontades ) - são pontos básicos da tradição. Os Covens são normalmente formados por homens e mulheres, já que acreditam que os pares homem/mulher provocam um certo balanço. A maioria dos trabalhos é feito com a energia que interage o Cavalheiro e a Dama, representados pelos casais do Coven, pela dança, pelo canto, etc...

Como muitas tradições da Wicca, os gardnerianos possuem três graus. Uma gardneriana deve ser de terceiro grau para que se torne uma Alta Sacerdotisa. A Alta Sacerdotisa e o Alto Sacerdote são responsáveis por conduzir o círculo, treinar os membros do Coven, e preservar e passar os ensinamentos da Arte Gardneriana.

Muitas Bruxas gardnerianas sem dúvida possuem materiais que não aparecem escritos, porém, dão ênfase no segredo, então eles têm sido um grande mistério mesmo no mundo social da Wicca. Sua Alta Sacerdotisa pode ser chamada de Dama (*****) o nome da Alta Sacerdotisa, e o Alto Sacerdote pode ser chamado de Cavalheiro ( *****) o nome do Alto Sacerdote.


 

2 - ALEXANDRIAN WICCA

Como todos já sabem, a tradição alexandriana é muito próxima da gardneriana, com algumas mudanças ( uma das principais é que eles usam o Athame como símbolo do Elemento Fogo e a Varinha Mágica como símbolo do Elemento Ar A maioria dos rituais são muito simples, o que os deixam em grande débito com a Magia Cerimonial. É também uma tradição polarizada, onde há ênfase na sexualidade do homem e da mulher. Muitos rituais têm a morte ou a ressurreição de um Deus ou uma Deusa como tema.

A tradição alexandriana foi criada por Alex Sanders ( com sua esposa Maxine Sanders ) que foi iniciado pela sua avó em 1933. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o nome Alexandrian não se refere à Alex Sanders, e sim à Antiga Alexandria.

Parecida com a tradição gardneriana, essa tradição tende a ser mais eclética e liberal. Alguns gardnerianos impõe regras severas, como por exemplo ficar nú durante os rituais, que têm sido apenas uma opção aos praticantes da Alexandrian Wicca.

Mary Nesnick, uma americana iniciada na tradição gardneriana e na alexandriana, achou uma "nova tradição" chamada Algard. Essa tradição traz junto os ensinamentos da Gardnerian Wicca e da Alexandrian Wicca. Isso foi possível devido às grandes similaridades entre as duas tradições.


 

3 - DIANIC WICCA

A Arte Dianic, inclui dois caminhos diferentes:

3.1 - Um caminho achado no Texas por Morgan McFarland e Mark Roberts, que dão prioridade à Deusa em sua teologia, mas honram o Deus Chifrudo e sua amada consorte. Os Covens são mistos, incluindo tanto homens quanto mulheres. Esse caminho, é também chamado de "Old Dianic", e ainda há muitos Covens que seguem essa tradição no Texas.

3.2 - O outro caminho, normalmente chamado de "Bruxaria Feminista Diânica", foca exclusivamente a Deusa e consiste de Coven formado apenas por mulheres. Isto tende ter uma estrutura não-hierárquica, e os membros do Coven utilizam-se de decisões que a fazem simples e criativa. São grupos políticos feministas, normalmente ligadas entre si emocionalmente. Há uma grande presença de lesbianismo nesse movimento, porém não acontece em todos os Covens.


 

4 - CELTIC WICCA ( IGREJA DA WICCA )

A Igreja da Wicca foi fundada por Gavin e Yvonne Frost. Eles oferecem cursos por correspondência como marca na Wicca, chamada também Wicca Celta. A Igreja da Wicca foi recentemente iniciada, incluindo uma Deusa que eles reverenciam. A Igreja da Wicca se denomina Igreja de Batismo da Wicca.

Gavin e Yvonne chamam sua tradição de Wicca-Celta. É como uma mistura de Alta Magia com Magia Eclética, com um pouco de cultura Celta. Por instante, eles usam três círculos, um dentro do outro, feito de sal, enxofre e ervas com runas e símbolos entre os círculos, ao invés de apenas o Círculo. Eles também usam um Athame, com o cabo branco, e não usam com o cabo preto, enquanto todas as tradições que se têm notícias, usam o de cabo preto. Algumas pessoas acreditam que a Wicca que eles trabalham não deve ser chamada de Celta, porém como muitas das coisas que foram colocadas por eles, são vindas de outras tradições, a tradição seguida por Yvonne de Gavin deveria se chamar Frostim. Yvinne e Gavin têm sido sempre mais públicos que qualquer outra tradição ( os cursos aparecem em várias revistas ), e por isso eles têm ganho críticas de vários grupos da Arte, uma vez que uma das palavras do Mago é MANTER SILÊNCIO...


 

5 - GEORGIAN WICCA

Se tivesse uma palavra para descrever a tradição georgiana, esta seria Eclética. Mesmo que o material dos estudantes tenham vindo da tradição alexandriana, eles não seguem o caminho à risca. George Patterson - ( o fundador da tradição ) - sempre diz: - "Se funcionar use, se não funcionar, não use". As pessoas crêem que a tradição georgiana tende a ser muito superficial, já que não seguem apenas uma tradição. É claro que há, por exemplo, muitos tipos de rituais de iniciação, mas os membros da Arte sempre darão uma vantagem para a tradição que eles seguem, seja Dianic, Gardnerian, Alexandrian, etc...


 

6 - DISCORDIANISM ( ERISIAN )

O movimento erisiano é descrito como "Desorganização Irreligiosa não-profética". Tudo começou com o princípio da Discórdia, ou Como Eu Achei a Deusa, e o que fiz quando eu a encontrei. O tema central é "O Chaos é mais importante que a ordem"., assim ilustrando a História da Maldição de Greyface. Humor é uma característica do movimento erisiano, mas não devemos levar isso como uma brincadeira. Profundas experiências têm acompanhado a prática erisiana. É um jogo relativo a percepção, onde demonstra que o absurdo é tão válido como o mundano, e o chaos, ou ambos. Os efeitos do movimento erisiano sobre um indivíduo pode dar medo; totalmente liberal. Mesmo assim, muitas pessoas imaturas tentam jogar com o jogo erisiano, achando que vão obter algum crescimento espiritual.

Ver mais Esclarecimentos Sobre as Ramificações