Make your own free website on Tripod.com

Definição

 

A Bruxaria é uma religião de origem Xamânica de forte tradição mágica. Mas é bom lembrar que Xamanismo e Magia são técnicas espirituais, isto é, para ser Bruxo(a) não é preciso fazer magia, ou ter poderes paranormais. Muito menos ser vidente ou médium.

O que diferencia o Bruxo(a) do Mago(a) ou Xamã, é a sua devoção pelos Deuses. Xamanismo e Magia, são técnicas utilizadas pelos Bruxos(as), mas não tem nada a ver com a parte devocional da Wicca. É possível ser um(a) (Bruxo(a) fazendo-se somente os rituais de devoção, sem nunca praticar um único feitiço na vida, mas o contrário não é verdadeiro, pois se, não houver da sua parte um amor verdadeiro e sincero pela energia dos Deuses e harmonia com a Natureza, você pode fazer feitiços dia e noite, mas nunca será um Bruxo(a)!

Tradicionalmente os Bruxos(as) podem e devem fazer feitiços recorrendo às energias da Natureza para resolver os problemas práticos da sua vida, bem como para ajudar ao próximo, mas nunca devemos nos esquecer de que o mais importante é a comunhão com as energias da Natureza, e o respeito por todos os seres vivos, e, em especial, pelos nossos semelhantes.

Perguntas mais Frequentes

 

As bruxas foram mal entendidas e estereotipadas por muitos anos. Estão aqui algumas perguntas comuns e as respostas que visam ajudar e dissipar os mitos a respeito de nossa religião.

Quem são?

Um praticante de um sistema de crença ou religião baseado na natureza. Nem todos os bruxos seguem o mesmo sistema de crenças. Alguns praticam o que é chamada "a religião antiga" que tem suas raízes nos caminhos e crenças populares pagãos pré-monoteístas e seguem geralmente os ciclos das estações. Estes sistemas de crenças ou "tradições" dos bruxos são baseados freqüentemente na cultura particular de onde originaram-se. Muitos bruxos acreditam em uma estrutura de divindades politeísta (baseada geralmente nos deuses e deusas da área de origem), mas alguns simplesmente praticam a mágicka (soletrado às vezes com um 'k' para o diferenciar da mágica de palco). Os bruxos podem praticar como 'solitários' ou em covens. Há também grupos e tradições familiares que traçam suas práticas e crença dentro do mesmo grupo próximo durante diversas gerações.

Por que ser um pagão, bruxo ou wiccano?

As pessoas são levadas a Wicca e outros caminhos pagãos por diversos motivos. Muitas mulheres sentem-se deixadas de fora das religiões mais comuns pela ausência da divindade feminina. Para elas, o conceito Wicaniano da Deusa como Mãe de todos os seres viventes preenche um espaço vazio em sua busca espiritual. Como uma religião baseada na natureza, a bruxaria também atrai aqueles que sentem uma forte necessidade de "retorno à Terra" e valorizam a proteção do ambiente, do qual somos uma parte e do qual não somos separados. Pessoas atraídas pelo misticismo acham as crenças pagãs muito mais confortáveis pois não vemos nada de anti-natural nas habilidades psíquicas ou no uso de magia. Isso nos dá a liberdade de tomar nossas próprias decisões sobre o que é melhor para nós.

Por que todos os bruxos / wiccanos vestem preto?

Nem todos. Muitos bruxos e Wiccanos na verdade parecem preferir verde e/ou roxo. Preto, entretanto, é em muitas culturas um símbolo do clero. Padres, pastores e rabinos costumam usar preto como a cor principal de suas vestimentas rituais.

Cientificamente falando, cor é energia. As cores que você vê são as que são refletidas e não as absorvidas. Portanto, o que parece ser branco, a culminação de todas as cores no espectro luminoso, está na verdade refletindo todas as cores e absorvendo nenhuma. Isto é evidente no fato de que, quando alguém veste branco, sente-se mais refrescado - pois o tecido está eliminando a energia térmica, e quando veste preto - pois a energia térmica é absorvida no tecido, faz sentir calor. Muitas bruxas sentem que vestir preto atrai e mantém mais energia natural.

Vocês adoram Satã?

Satã faz parte do cristianismo e do islamismo. Como os pagãos não são cristãos nem muçulmanos, Satã não é, de maneira alguma, parte de nossa estrutura de divindades.

Nós acreditamos que cada ser humano é completamente responsável por suas próprias ações. Para nós, o mal é uma escolha - ainda que ruim - que um ser humano pode fazer, não uma entidade a responsabilizar por nossas ações.

Se um indivíduo escolhe fazer o mal, a maioria dos pagãos acreditam que este será punido através das leis do karma ou em conseqüência de "causa e efeito". Ou seja, "o que vai geralmente volta."

Muitos bruxos e Wiccanos acreditam em alguma forma de reencarnação, que o resultante - ou karma - dos feitos passados podem seguir uma pessoa de uma vida à próxima. Isso também talvez possa ajudar a explicar porquê coisas terríveis às vezes aconteçam a pessoas maravilhosas ou porquê alguns pareçam ter nascido com certas habilidades e conhecimento. Também pode explicar porquê algumas pessoas pareçam levar uma vida "encantada".

Alguns pagãos acreditam em um pós-vida passado em outro plano de existência. Conhecido como "Summerland", "Avalon", "Valhalla" ou simplesmente "o outro lado", eles acreditam que serão reunidos novamente com amigos e família.

 As Bruxas glorificam o Diabo ou praticam algum ritual satânico?

Não . O diabo ou o Satanás é parte das religiões cristãs e muçulmanas. As bruxas não acreditam mesmo na existência de um diabo, de um Satanás ou de um Anti-Cristo. Tendo em vista esta crença, como poderíamos nós adorar algo de que nós não pensamos existir? Não faz nenhum sentido! As bruxas acreditam que cada ser humano é completamente responsável por suas próprias ações. A nós, o Mal é uma escolha, apesar de negativa, que um ser humano possa fazer, e não uma entidade à qual responsabilizemos por nossas ações. Caso um indivíduo escolher fazer o Mal, nós acreditamos que serão punidos através da lei de três ou Karma. Se alguém estiver trabalhando para o bem de outra pessoa, nós sentimos que as mesmas leis o recompensarão. Ou seja "tudo o que vai, volta". (É a lei da ação e reação/lei da Natureza).

Não é verdade que as Bruxas praticam rituais estranhos?

Devemos levar em conta o que é "estranho?", rituais como "beber o sangue de Cristo" tão comum na Igreja Católica é extremamente estranho para nós.

As Bruxas acreditam em Deus ( Jeová? )

Em sua grande maioria não, nós não cremos no conceito cristão de "Deus", acreditamos em um princípio criador através da Grande Mãe o Útero do Universo, a Wicca já existia há muitos séculos antes de criarem uma concepção para "Deus".

Se eu decidir me tornar um seguidor da filosofia pagã eu terei que abandonar a minha antiga religião?

O cristianismo e o paganismo são doutrinas opostas por natureza, enquanto o cristianismo prega a visão do corpo e seus desejos como pecado, o paganismo prega a divindade e o sagrado desses mesmos desejos. O paganismo não impõe nenhuma regra sobre a pessoa cultuar além da Grande Mãe e do Cornífero, Jesus Cristo ou Jeová, porém como os fundamentos cristãos são em vários pontos divergentes normalmente com o tempo a pessoa acaba tendo que escolher a qual doutrina seguir.

Para iniciar meus estudos eu preciso de um mestre?

Não de maneira alguma, existem bruxos totalmente autodidatas alguns até por opção por acreditarem que a verdadeira Bruxaria só pode ser aprendida através da vivência e por preferirem impor seu próprio tempo para estudos e crescimento.

Como eu posso me tornar um(a) bruxo(a)?

Ninguém torna-se bruxo(a), a Bruxaria nasce dentro de nós, ninguém "é bruxo(a) a um ano e um dia" somos bruxos(as) desde sempre. Se você possuir o Dom com certeza irá senti-lo o dia que olhar para uma árvore e ver a imagem da Mãe refletida nela, sentir a Grande Mãe Deusa dentro de si é a maior prova de que você é um(a) Bruxo(a) nato(a)!

Somente mulheres podem ser bruxas?

Não, na verdade homens podem ser excelentes bruxos, o amor a Grande Deusa não depende de sexo, idade, preferência sexual ou raça.

A Bruxaria prega algum tipo de segregação racial?

Jamais a Deusa ama a variedade, todo o ser é um filho da Grande Mãe e merece respeito por isso.

A Bruxaria prega a virgindade até o casamento?

A Bruxaria celebra a vida, os instintos e o prazer, a pessoa tem todo o direito de decidir quando irá se iniciar em sua vida sexual. Nós inclusive não aceitamos qualquer tipo de repressão sexual, todo ato de prazer é um ato da Deusa.

Vocês têm orgias rituais?

Estes boatos vêm de nossa falta de tabus em relação ao sexo. Não temos regras que proíbam homossexualidade, nudez ou sexo pré-marital. Sexo, como a força geradora da natureza, é visto pela maioria dos pagãos como algo totalmente sagrado. Nós sentimos que o ato físico do amor deve ser abordado com grande respeito e responsabilidade.

Os Wiccans casam ?

Sim caso eles queiram, para tanto existem cerimônias específicas para nossos casamentos.

Que são pentáculos e pentagramas? Para que servem?

Um pentagrama é uma estrela de cinco pontas. A ponta superior representa o espírito e as outras quatro pontas representam o norte, o sul, o leste e o oeste. Um pentáculo é uma combinação da estrela de cinco pontas com um círculo em torno dela, a qual represente a sabedoria universal ou a Deusa. É um símbolo de proteção, como um amuleto, sendo usado por tratar-se de uma ferramenta sagrada nos rituais. Pentáculos e os pentagramas não são Satânicos. O matemático Grego Pitágoras usou-o como um símbolo da saúde e seus seguidores os desgastaram a fim conhecer um ao outro. Em épocas medievais, alguns cavaleiros cristãos usaram o pentagrama como seu símbolo. Em termos Satânicos, o símbolo é usado de cabeça para baixo, pois põe os elementos de do fogo e terra no alto (o fogo simboliza a força de vontade e a paixão e a terra, a prosperidade e o bem-estar Terreno) e espírito, espiritualidade, no fundo. Os Satânicos também usam a cruz de cabeça para baixo. E nem por isso a cruz ou pentagrama deve ser visto como símbolo Satânico. Em algumas tradições de Wiccan, o pentagrama invertido é um símbolo do " status de segundo grau " que o eleva em relação a um " novato" ". Aos membros destas tradições, o pentagrama invertido é considerado altamente positivo e não tem nenhuma conexão com Satanás".

Não é verdade que o Pentagrama ( a estrela de cinco pontas dentro de um círculo ) é um símbolo do Satanismo?

Não ele foi passado pela Igreja como um símbolo satânico mas para nós Wiccans ele não representa isto. O pentagrama posicionado para cima representa o equilíbrio humano, quando posto de cabeça para baixo é usado para representar os dois aspectos do Pai os três aspectos da Mãe, também é utilizado para representar os chifres do Deus e o útero da Deusa.

Existem diferenças entre os bruxos(as) assim como existem no cristianismo, por exemplo: Batistas, Católicos, Testemunhas de Jeová, etc...?

Sim além da Wicca existem várias outras religiões que veneram a Grande Deusa, entre elas a Tradicional Witchraft, o Druidismo Matriarcal, o Asatru e o Paganismo Helênico.

Você é um bruxo bom ou um bruxo mau?

Quando você pergunta se alguém é um "bruxo bom" ou um "bruxo mau", é o mesmo que que perguntar a alguém se é um "presbiteriano bom" ou um "presbiteriano mau". Wiccanos obedecem ao "rede" ("conselho"): "Enquanto não ferir ninguém, faça o que quiser." Bruxos, druidas e outros sistemas de crença e religião pagãos têm seus próprios padrões éticos. Há pessoas boas e más em cada sociedade e em cada religião. Quando uma pessoa quebra as leis da sociedade ou os princípios de sua religião, são chamados a responder por suas ações. Julgar uma pessoa como "boa" ou "má" baseado em apenas sua preferência religiosa também tem um rótulo. Chama-se bigotria.

O Bruxo(a) pratica "Magia Negra"?

A magia não é "branca / negra " ela é uma força da natureza que pode ser utilizada para vários fins, desde que a pessoa saiba os riscos e aceite corre-los. A Wicca ensina a Alta Magia o aprendiz decide como usa-la.

Como vocês convertem novos bruxos / wiccans / pagãos?

Não o fazemos. Nós sentimos que a tentativa de conversão é uma forma de bigotria. Ou seja, ao tentar converter alguém a outra religião, pressupõe-se que as crenças alheias não sejam tão válidas quanto as próprias. Nós sentimos que todos os caminhos são igualmente válidos enquanto não infringem os direitos civis ou livre vontade alheios. De acordo com nossas crenças, cada indivíduo deve escolher seu próprio caminho. Nós não tentamos manipular os outros para que pensem como nós, apenas tentamos educar os outros sobre nossa religião para que possam nos compreender melhor. Entretanto, nós tentamos guiar aqueles que já tenham expressado interesse nos sistemas de crenças e religiões pagãs.

Wicca Tradicional

Uma forma moderna de bruxaria é chamada "Wicca." Wicca tradicional é baseada nos ensinos de Gerald Gardner, é baseado em covens (grupos) e cada coven pode traçar sua linhagem (linha de ensino passada por sacerdotes e sacerdotisas tradicionais iniciados) até o próprio Gardner. Há subdivisões do wicca gardneriano tradicional tais como wicca alexandriano, wicca seax e muitos outros. Wicca tradicional é considerado uma religião de 'mistérios', requer iniciação pelo coven e tem um "sistema de graduação" ou níveis diferentes de posto baseados em treinamento pelo coven e a prontidão do novato para aceitar os deveres e responsabilidades desse posto. Eles têm um núcleo de conhecimento interior - freqüentemente chamado "livro das sombras" - que é conhecido apenas por wiccanos iniciados. A maioria de wiccanos tradicionais acredita no equilíbrio macho-fêmea da divindade. Wiccanos tradicionais raramente são solitários, exceto pelos 'anciãos' - normalmente ex-sacerdotes que possam ter deixado o envolvimento ativo com o coven.

Outras formas de wicca

Uma forma mais nova de wicca desenvolveu-se desde a década de 1970 que é mais solta em estrutura e prática do que o wicca tradicional. Seus praticantes podem seguir uma mistura eclética de várias crenças pagãs e/ou não-pagãs. Alguns formaram 'tradições' ou covens próprios, com ou sem um sistema de graduação, e escreveram um "livro das sombras" definindo seu próprio sistema de crenças e estrutura de coven. Muitos são praticantes solitários que praticam suas crenças e formulam seus rituais à sua própria maneira.

Os Pagãos

Como os termos 'bruxo' e 'wiccano' freqüentemente são trocados equivocadamente, muitos chamam-se simplesmente "pagãos" ou "neo-pagãos" ao falar com outros que podem não estar familiarizados com a complexidade dos sistemas de crença diferentes. Mas assim como nem todos os cristãos são luteranos ou católicos, nem todos os pagãos são bruxos ou wiccanos. Neo-paganismo é um termo usado mais freqüentemente descrever pessoas que seguem um sistema de crença ou religião baseado na Terra. Os druidas e a tradição nórdica do asatru (que tende a preferir o termo 'gentio') são considerados crenças pagãs, mas seus fiéis não são bruxos ou wiccanos. Neo-paganismo não deve também ser confundido com o movimento 'new age' pois os pagãos estão envolvidos quase exclusivamente religiões da natureza distintas ou práticas baseadas na Terra enquanto a espiritualidade new age tem como base diversas fontes e técnicas espirituais esotéricas.

O que bruxos / wiccans / pagãos fazem?

O mesmo que todo mundo. Nós criamos nossas famílias, trabalhamos, saímos com nossos amigos. Praticamos nossa religião e crenças, celebramos nossas datas sagradas e continuamos a estudar e explorar nosso passado enquanto contemplamos nossos futuros.

Muitos covens e grupos encontram-se mensalmente para cultuar juntos sob a lua. Pagãos tendem a fazer suas cerimônias ou "círculos" a céu aberto, pois nós sentimos que estar com a natureza nos aproxima da divindade que a cria.

Algumas crenças pagãs podem parecer estranhas para aqueles que não ouviram falar delas anteriormente. Os pagãos, por outro lado, costumam ser bem-versados sobre outras crenças e religiões. Eles acham interessantes os variados sistemas religiosos, e freqüentemente encorajam suas próprias crianças a aprender sobre estas outras religiões. Pagãos acreditam na livre vontade e livre escolha e que uma escolha educada é sempre melhor que obediência cega a qualquer religião ou dogma. Não somos "contra" as outras religiões; apenas escolhemos ser pagãos e esperamos que os outros respeitem nossa decisão como respeitamos as decisões dos outros.

Tudo que pedimos é que nos seja permitida a prática de nossa religião sem preconceito ou interferência como é nosso direito garantido pela lei nos Estados Unidos da América e em diversos outros países. A liberdade de praticar a religião - ou nenhuma religião - de sua escolha - seja esta cristã, islâmica, hindu, budista ou pagã - é a liberdade de seguir seu espírito e seu coração. Esta liberdade preciosa deve ser defendida, protegida e prezada por todos ou não estará mais garantida para ninguém.

O que é "Warlock" ?

Um Warlock é um bruxo / bruxa que traiu a Deusa ele é desprezado entre os Wiccans.